FIMFA Lx17

FIMFA Lx17
Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
11 a 28 de Maio de 2017

Maio é o Mês do FIMFA, o Grande Palco Internacional da Arte das Marionetas!
Um ballet aéreo para sacos de plástico, uma plataforma gigante manipulada, máscaras, marionetas de tamanho humano, objectos que satirizam o mundo... tudo é possível, pela mão de verdadeiros recolectores de imagens!






















“É isto que me interessa: o controlo visível de um objecto que o marionetista não controla!”
-Phia Ménard

"Desenvolvi uma prática em que os objectos manipulam-me tanto quanto eu os manipulo."
-Yoann Bourgeois


A 17.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 11 a 28 de Maio, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento do universo das formas animadas. Os espectáculos programados revelarão a múltipla presença da marioneta nas artes cénicas de vários países, numa perspectiva maioritariamente contemporânea.

O teatro de marionetas e formas animadas não tem fronteiras, raça, género, religião ou limitações. É um teatro que utiliza objectos, marionetas, máscaras, sombras, trabalhando a partir da matéria. Este teatro visual e plástico, que permite passar do microcosmos ao macrocosmos num ápice, jogar com a gravidade e com as mudanças de escalas e planos, é também cinematográfico: um teatro de manipulação de imagens.

O FIMFA Lx17 pretende revelar o olhar de criadores de diferentes áreas artísticas sobre / de / e com a marioneta, revelando-se um verdadeiro laboratório de pesquisa, um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo.

O FIMFA apresenta os trabalhos mais inovadores e importantes no campo da arte da marioneta, no seu sentido mais abrangente, e livre, ou seja, todas as formas de teatro de marionetas. A singularidade, a poesia, a irreverência, a invenção e a imaginação estão no centro de muitas das criações propostas.

Actualmente a marioneta está cada vez mais presente na criação contemporânea, revelando-se uma "ferramenta" excepcional de transversalidade artística. É notória a sua presença e influência nas criações de numerosos artistas, ao estabelecer ligações com vários campos artísticos, como a dança, o novo circo, o teatro ou com o vídeo. Estes artistas apropriam-se frequentemente das técnicas da marioneta para animar a matéria, conjugando o corpo, a imagem ou o objecto. 

A marioneta tem o poder de conseguir abordar com seriedade e criatividade, todos os temas, mesmo os mais sensíveis, de ser um espelho do mundo e, mais do que nunca, de simbolizar a sociedade actual, invadida por imagens e objectos.

Durante 18 dias, Lisboa é a plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, com a apresentação de projectos de reputadas companhias e criadores, sem esquecer os novos valores, que constituem quase todos estreias nacionais, vindos da Alemanha, Chile, Estados Unidos da América, Noruega, Portugal e França, que este ano será alvo de um foco de programação especial.

A 17ª edição tem o apoio de República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz, o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Goethe-Institut Portugal, o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro da Garagem/Teatro Taborda, a Cinemateca Portuguesa, Livraria Ferin, entre outros. O FIMFA conta ainda com o apoio do Institut Français du Portugal, em parceria com o Institut Français em Paris, no âmbito do foco sobre a criação contemporânea francesa em 2017.

A edição deste ano passará pelo Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Taborda, Cinemateca Portuguesa e Livraria Ferin.

O FIMFA tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, afirmando-se, desde 2001, como um espaço de programação inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras, numa perspectiva de transversalidade artística e com uma grande diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta e outros campos artísticos. 

Em 2017 lançamos o desafio de uma viagem pela marioneta contemporânea e as suas metamorfoses, pelo trabalho de artistas que são verdadeiros recolectores de imagens, que gostam de arriscar e propor novos pontos de vista, que são capazes de criar mundos a partir de um grão de areia, do ar, onde objectos ganham vida e nos fazem reflectir...

Sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!