A Criação Contemporânea e as Artes da Marioneta

Encontro com os Criadores no Teatro Nacional D. Maria II


Com: Renaud Herbin (Director Artístico do TJP - Centre Dramatique National d'Alsace Strasbourg - FR), Yngvild Aspeli (Plexus Polaire - FR-NO), Paul Zaloom (EUA), Igor Gandra (Teatro de Ferro - PT) e Luís Vieira (Director Artístico do FIMFA - PT)

TEATRO NACIONAL D. MARIA II - Salão Nobre
21 de Maio às 16h30 (Domingo)

Um encontro dedicado à criação contemporânea nas artes da marioneta. Diferentes olhares sobre a marioneta e o seu cruzamento com as outras artes, tempos de criação e os apoios aos artistas, serão alguns dos assuntos em conversa. 

O Teatro de marionetas e formas animadas é um teatro de fusão, que utiliza objectos, marionetas, máscaras, sombras, ou seja, que trabalha a partir da matéria. Impõe-se no século XXI como um dos espaços nucleares da criação contemporânea, um espaço irreverente e de liberdade artística. Assiste-se a uma renovação das relações entre o manipulador e a marioneta ou o objecto. Joga-se com escalas e a pintura, a dança ou o vídeo dão uma nova amplitude ao teatro de marionetas.

Importa reflectir sobre este momento de complexidade e riqueza que atravessa a marioneta, sem esquecer a constante relação com a sua tradição de raiz popular e etnográfica, e observar como os artistas acompanham estas mutações.