Familie Flöz (Alemanha)

FIMFA LX17

Teatro Delusio



A 17.ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas abre com os virtuosos da máscara alemã com um dos seus espectáculos mais premiados internacionalmente! Imperdível!

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
11, 12 e 13 de Maio às 21h30 (Quinta, Sexta e Sábado)
Espectáculo de Abertura do FIMFA Lx17

Concepção: Paco González, Björn Leese, Hajo Schüler, Michael Vogel Intérpretes: Sebastian Kautz, Daniel Matheus, Dana Schmidt Encenação e cenografia: Michael Vogel Máscaras: Hajo Schüler Figurinos: Eliseu R. Weide Desenho de som: Dirk Schröder Desenho de luz: Reinhard Hubert Direcção de Produção: Gianni Bettucci Técnicos de luz: Sylvain Faye, Max Rux Técnicos de som: Florian Mönks, Thomas Wacker Fotografias: Gabriele Zucca, Pierre Borrasci, Simona Boccedi, Valeria Tomasulo Co-produção: Familie Flöz, Arena Berlin, Theaterhaus Stuttgart Técnica: Máscaras e marionetas Idioma: Sem palavras Público-Alvo: +8 Duração: 80 min.
BILHETEIRA ONLINE


O Teatro dentro do Teatro!

No palco de um teatro de ópera a acção desenrola-se com grande paixão, intrigas mortais, tragédias e actos de heroísmo. Mas no Teatro Delusio os projectores brilham exclusivamente para o que se passa nos bastidores...

A 17.ª edição do FIMFA abre com os virtuosos da máscara alemã que voltam ao festival, desta vez com um dos seus espectáculos mais premiados internacionalmente, mas numa nova versão e elenco.

Separados das estrelas brilhantes no palco por nada mais do que cenários e cortinas, três incansáveis técnicos vivem os seus próprios dramas e sonhos teatrais. Três actores interpretam cerca de trinta personagens diferentes e trazem um teatro inteiro à vida, com máscaras maravilhosamente expressivas e mudanças super-rápidas!

Em Teatro Delusio somos guiados pelos grandes mestres do teatro de máscaras, que nos mostram as diferentes realidades do universo teatral, num espectáculo cheio de humor e sensibilidade.

No Edinburgh Fringe Festival 2016, Teatro Delusio obteve sete críticas com cinco estrelas.











Os artistas da Familie Flöz combinam as técnicas de interpretação, mímica, teatro de máscaras, dança, marionetas, música, acrobacias e ilusionismo para criar a linguagem singular da sua escrita visual e dramática. Teatro Delusio é mais uma vez a arte de dizer tudo sem uma única palavra.

"Sem palavras e, no entanto, tão expressivo, cheio de desejo e ainda repleto de alegria; é esplêndido e uma comédia extraordinariamente hábil." 
The Guardian

“A magnífica produção Teatro Delusio, da Familie Flöz, é um triunfo absoluto. É teatro de máscaras de alto nível e é uma alegria absoluta assistir a este espectáculo. (...) Há muito mais do que humor, executado com estilo e classe por este excelente elenco, que dá uma verdadeira masterclass em trabalho com máscaras, onde não são precisas palavras para retratar uma história comovente e poderosa. (...) Este é um espectáculo que não deve perder - é excelente.” 
- Robin Strapp, British Theatre Guide, Agosto de 2016 *****

“Possivelmente o espectáculo mais bonito que vai poder assistir no Edinburgh Fringe deste ano, Teatro Delusio é uma maravilha: original, muito bem coreografado, cheio de humor e incrivelmente emocionante. O teatro físico no seu auge. (...) Todas as possíveis personagens que se encontram nas artes performativas, são aqui replicadas de uma forma terrivelmente convincente, capturando toda a hilaridade, esperança e tragédia que existe no mundo do teatro. (...) Não pode perder o trabalho destes três génios da máscara alemães. Desde o primeiro momento, quando a marioneta – criança - fantasma é manipulada e trazida à vida pelos três actores, sabemos imediatamente que estamos perante um excelente espectáculo. Clássicos bem conhecidos como o Adágio para Cordas de Barber ganham um novo poder no contexto desta extraordinária narrativa.
Teatro Delusio tem tudo, excepto palavras. É perfeito para os mais velhos e para os mais jovens, amantes de teatro e iniciados. (...) Teatro Delusio é absolutamente imperdível." 
- Fiona Russell, Broadway Baby, Agosto de 2016 *****
























BIO
A Familie Flöz foi criada em 1994 e é uma companhia internacional de criadores teatrais: actores, músicos, bailarinos, encenadores, construtores de máscaras, desenhadores de luzes e de figurinos, cenógrafos, dramaturgos e outros profissionais provenientes de dez países.
É uma família emocionante e bizarra, que aparentemente surgiu do ventre escuro da Terra através de um longo poço para alcançar a luz do dia pela primeira vez. Foi esta mesma imagem que colocou Familie Flöz no mapa do teatro internacional em 1996. Por trás desta metáfora está também a filosofia de um método de trabalho totalmente distinto deste grupo, sempre em mudança, de criadores de teatro.
Cada peça é desenvolvida num processo de trabalho colectivo que desperta um novo universo, habitado por personagens e histórias que abriram o caminho da obscuridade até à luz.
Num constante redescobrir de disciplinas centenárias como a interpretação teatral, máscaras, marionetas, dança, clown, magia, acrobacia e improvisação, a Familie Flöz cria sucessos teatrais de uma poesia incomparável. A “melhor companhia alemã de comédia”, sedeada em Berlim, desde 2001, já galardoada com numerosos prémios internacionais, tem encantado o público desde a Austrália até ao Zimbabwe, e da China ao México, em mais de trinta e quatro países, e volta finalmente a Portugal.